Você já deve ter percebido que falamos muito sobre tendências de cores, cores do ano, harmonia de cores… mas onde surgiu isso tudo? Trata-se apenas de uma discussão vazia ou há de fato estudo por trás dessas tendências?
A verdade é que há muita, mas muita pesquisa mesmo. E de diversos campos!
Nos meios acadêmicos, professores e estudantes de psicologia, arte e design conduzem estudos experimentais que buscam traçar a reação que as pessoas têm com uma determinada experiência cromática (como ela se relaciona com as cores de um ambiente, por exemplo).
Já no mercado, analistas de tintas, experts em design industrial e gráfico e estrategistas de negócios seguem a dinâmica produção e consumo de bens variados para determinar o que é bem recebido pelo público e o que causa sentimentos como repulsa, indignação ou mesmo indiferença.
Há empresas específicas que não só produzem materiais relacionados com as cores, mas também conduzem estudos globais seríssimos, como é o caso da Pantone, a principal empresa de cores no mundo. O Sistema Pantone é o padrão mais usado na indústria gráfica e têxtil no mundo, mas sua influência também alcança a decoração de ambientes e design de produtos!
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